FAQ

Sobre o EAD

Ensino a Distância ou EAD é o modelo de ensino que não requer que aluno e professor estejam presentes em um mesmo ambiente, ou seja, as disciplinas são disponibilizadas na internet, em uma plataforma de estudos, em vídeos ou apostilas, por exemplo.

Acessibilidade – o material das disciplinas está sempre disponível, quando você quiser ou precisar. Você pode rever textos, discussões, explicações e comentários a qualquer momento.

Conveniência – você pode preservar e planejar sua agenda, definindo quais são os melhores horários para estudar, sem que isso interfira no seu trabalho ou no dia a dia. Claro, seguindo o calendário de atividades.

Flexibilidade – se você mora longe dos grandes centros, não pode se ausentar de casa diariamente, viaja constantemente à trabalho, entre outras situações, você sempre pode realizar seus estudos sem precisar se deslocar diariamente.

Diversidade – você pode aprender ao lado de pessoas de todo o país e até do mundo, conhecendo outros pontos de vista, expandindo sua experiência e ficando mais preparado para alcançar o sucesso em sua carreira.

Interatividade – você troca ideias e conhecimentos com seus professores, tutores e colegas.

Todos que desejarem podem optar por realizar os seus cursos a distância. Geralmente esta modalidade de curso é escolhida por quem tem pouca disponibilidade de tempo, por que tem certa dificuldade para se deslocar, indo diariamente até uma sala de aula, dispondo utilizar o tempo que seria gasto no transporte para o estudo. Acima de tudo, é direcionado para quem deseja administrar o próprio tempo, conciliando os estudos com o trabalho, casa, família e outros projetos, com a possibilidade de estudar, inclusive, aos finais de semana e feriados.

O mundo mudou, e nossas vidas, também. Novas tecnologias, um mercado de trabalho mais exigente e novas responsabilidades na vida pessoal e profissional constituem um cenário em que a educação se torna ainda mais importante. Todos podem realizar os seus estudos na modalidade EAD, não apenas quem já tem uma rotina e precisa conciliar o estudo com o trabalho e com outras obrigações pessoais, ou possuem limitações geográficas, pois EAD possibilita que o aluno organize seus estudos no seu ritmo de vida e horários. Além de economizar tempo e dinheiro visto que dispensa o deslocamento diário até a instituição de ensino.

Sim. A legislação brasileira sobre EAD é composta, além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. Consulte no site do MEC a legislação que regulamenta o Ensino a Distância.

Polo de Apoio Presencial é o local devidamente credenciado pelo MEC, próprio para o desenvolvimento de atividades administrativas ou pedagógicas (como provas, atividades, aulas, encontros, laboratórios, entre outros) relativas aos cursos ofertados a distância.

Sim. Para o MEC e de acordo com a lei, os diplomas de graduação e pós-graduação conquistados na modalidade a distância possuem o mesmo valor do diploma de um curso presencial. Não há nada que diferencie um tipo de curso do outro, ou seja, os alunos recebem exatamente o mesmo diploma. Isto porque os cursos EAD passam pelo mesmo procedimento de avaliação e reconhecimento do MEC que o presencial, bem como, o conteúdo, grade, materiais, atividades, entre outros, seguem o mesmo padrão.

Os cursos EAD não fazem distinção aos cursos presenciais em relação à formação do profissional e ao longo do curso, o aluno desenvolve competências altamente reconhecidas no mercado de trabalho, como: Disciplina, Otimização do tempo, Responsabilidade, Autonomia, Organização, Maturidade, Contato com novas tecnologias, Comunicação, Motivação pessoal e Capacidade de trocar ideias e experiências com pessoas que pensam diferente e podem estar distantes de você. Essas competências são muito desejadas nas empresas e o auxiliarão a ser um profissional preparado para os desafios do futuro.
Além disso, o EAD se torna interessante por sua flexibilidade de horários e acesso onde quer que o estudante esteja – excelente para quem precisa viajar muitas vezes a trabalho, por exemplo.

Networking, termo tão valorizado no mundo corporativo, fica ainda mais rico no EAD: por meio da plataforma digital, você pode ampliar seu contato para pessoas do Brasil inteiro, com ideias e aspirações iguais à suas.

Não. Os cursos EAD, assim como os presenciais, têm exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação. Para muito estudantes, contudo, a modalidade é considera mais fácil no que se refere à flexibilidade de tempo, pois oferece mais liberdade para estudar em horário que possibilitem conciliar com a sua rotina.

Todos os cursos superiores passam por uma rigorosa avaliação e acompanhamento do MEC, seja presencial ou a distância. Para oferecer um curso na modalidade EAD, seja ele de graduação ou pós-graduação, a instituição precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, passam pelas mesmas avaliações (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicadas aos presenciais.

Para realizar uma consulta no MEC, ligue para 0800-616161 ou acesse o site emec.mec.gov.br. Você também pode realizar o passo a passo da verificação com auxílio de um de nossos consultores, para isso, entre em contato através dos telefones (31) 3272-9521 /  3272-9951  / (31) 3541-1791.

Sim. Quando se trata de uma instituição idônea e conceituada, os professores costumam ser até mesmo mais capacitados e antenados, uma vez que precisam criar conteúdos mais interessantes e interativos para os alunos. Um modo de ensino intuitivo, moderno e inteligente exige profissionais que tenham destreza e criatividade para navegar bem neste universo. O conteúdo é desenvolvido e a tutoria realizada por profissionais mestres e doutores, especialistas nas áreas.

Não. A maioria das plataformas de ensino on-line requer computadores com configurações básicas, como programas de leitura de arquivos em pdf e internet para visualização dos conteúdos. Neste processo, o computador nada mais é do que o meio utilizado para facilitar o ensino, e não o contrário. Vale ressaltar que durante o curso, umas das habilidades amplamente desenvolvidas pelos alunos são a fluência digital e familiaridade com a tecnologia.

Sobre a metodologia

Os cursos de graduação e pós-graduação contêm videoaulas com os professores e seu principal ambiente para estudos será o Blackboard (espaço de aprendizagem onde há o material didático, atividades, aulas, canais de contato com o tutor e alunos e outras interações).

No Blackboard você tem a sua disposição várias ferramentas de apoio, na qual pode entrar em contato com seu professor, a fim de esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao conteúdo.

Os cursos do INE EAD | Universidade Braz Cubas oferecem muitas opções para você escolher como quer falar com seus tutores ou professores.
E, o mais importante, eles também entrarão em contato com você. Veja como:

E-mail – informações importantes serão enviadas ao seu e-mail como dados de acesso e informativos da instituição.

Avisos semanais – serão publicados em sua sala de aula virtual, destacando os conteúdos das aulas e atividades.

Fórum – você pergunta e tanto seu professor quanto seus tutores respondem sobre temas pertinentes ao conteúdo das disciplinas.

Mensagens Diretas – pergunte ao seu professor e tenha uma resposta em até três dias úteis.

Encontros presenciais – encontros realizados nos Polos de Apoio Presenciais para aula inaugural, atividades práticas e avaliação das disciplinas.

Não. Um dos mitos com relação aos cursos superiores EAD é que o aluno fica isolado o tempo todo. Isso não é verdade. Apesar de contar com algumas atividades de auto-estudo, nas quais o aluno pode escolher seus horários para assistir a videoaulas, ler textos e realizar atividades online, os cursos superiores EAD têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas, professores e tutores. Isso pode acontecer em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, pela Internet, ou em encontros presenciais previstos no programa do curso. Além disso, quando o curso exige atividades de laboratório e estágios, essas atividades são realizadas de forma presencial.

O fato de ser a distância pode dar a falsa impressão de que a frequência dos alunos não é monitorada. Na metodologia EAD, há atividades (exercícios, fóruns, entre outros), que contabilizam a participação, ou seja, a presença, do aluno. Além disso, por lei, os cursos superiores EAD precisam prever atividades presenciais, como a realização de provas por exemplo.

Não. Nos cursos, todo o material disponibilizado ao aluno fica acessível em uma plataforma 24 horas, oferecendo a oportunidade de estudar o seu material didático quantas vezes julgar necessário.  O aluno pode organizar os melhores dias e horários para realizar os seus acessos, atendando-se ao calendário acadêmico, com as datas de entrega de atividades e encerramento de disciplinas.

Uma portaria do MEC determina que, mesmo no ensino a distância, ao menos 20% da carga horária da graduação seja feita de modo presencial. Entre as atividades presenciais conta-se estágios, seminários, realização de provas, entre outros.

Porque a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) determina que os cursos a distância para graduação e pós-graduação sejam projetados com a mesma duração da modalidade presencial.

Sim. Por lei, todos os alunos de cursos da educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) têm que se submeter a exames regulares, podendo ser reprovados caso não atinjam a nota mínima estabelecida.

Sobre o INE

O INE EAD – Instituto Nacional de Ensino, administra em Belo Horizonte o Polo de Apoio Presencial da Universidade Braz Cubas, uma instituição de ensino com mais de 80 anos de tradição e qualidade no ensino superior.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, o INE EAD oferece ainda os cursos de capacitação com várias opções de cargas horárias e são amparados legalmente pela LDB 9394/96 Art.39/40/41 – Art.61 e Art.87 Inciso III, do IBE – Instituto Brasileiro de Ensino, instituição parceira, que atua na área de EAD desde 2009.

Padrão de qualidade da Universidade Braz Cubas, com materiais didáticos de primeira linha, corpo docente e tutorial qualificado, experiente e titulado;

Metodologia de ensino desenvolvida especificamente para o EAD, baseada em aprendizagem ativa, com questionamentos e exploração de ideias.

Materiais pedagógicos que geram maior aprendizagem e maior envolvimento, com fácil acesso em notebooks, tablets e smartphones.

Conteúdo complementar, selecionado por professores e tutores, visando ao enriquecimento do conteúdo.

Comprometimento com o aluno para que consiga concluir o seu curso com uma excelente formação e através da melhor experiência possível durante o seu período de estudos.

Responsabilidade com o candidato para que consiga ingressar com agilidade e com toda a orientação que necessita durante o processo.