GESTÃO DE SECRETARIA ESCOLAR

Referencia: GEES-0005

Objetivo

A Pós-Graduação Gestão de Secretaria Escolar foi cuidadosamente desenvolvida para profissionais das mais diversas áreas da Educação e gestão de processos escolares. 

Sobre o Curso

A Pós-Graduação Gestão de Secretaria Escolar é uma especialização Lato Sensu reconhecida pelo MEC. O curso é oferecido na modalidade EAD, totalmente online. 
 
Benefícios do curso 
 
  • Aprendizagem técnica: O aluno deste curso estará apto a gerenciar processos e pessoas, cumprindo desde as funções e etapas básicas de arquivamento e compreensão de textos técnicos até a completa readequação de procedimentos e monitoramento da qualidade de vida aliada ao trabalho.
  • Atuação pedagógica: Muito além do atendimento e gerenciamento do ambiente da secretaria escolar, esse profissional será capaz de alinhar as necessidades de sua atuação com as práticas pedagógicas e educativas das instituições, mantendo o mais alto padrão de qualidade.
  • Gestão financeira: Como gestor de secretaria escolar, o profissional estará apto a realizar o monitoramento e direcionamento financeiro de forma democrática e assertiva, conforme planejamento de ações e demais necessidades da instituição.
  • Liderança e gestão de mudança de carreira: O Gestor de Secretaria Escolar será capaz de avaliar amplas possibilidades de carreira, podendo ainda ser responsável pela gestão e direcionamento de mudanças de escopo dentro de equipes multidisciplinares.
 
O que você vai aprender neste curso
  
  • Autoeficácia, qualidade de vida no trabalho e gestão de mudanças e carreiras, 
  • Práticas pedagógicas, didáticas, educativas, comunicação e textos técnicos, 
  • Fundamentos e conceitos sobre a gestão de secretarias escolares e as relações humanas advindas desse ambiente, 
  • Gestão democrática e financeira, 
  • Atuação ética com responsabilidade social e embasamento nas políticas e legislações educacionais brasileiras,
  • Rotinas administrativas de escrituração e registros.

Público-alvo

  • Alunos egressos de cursos de Pedagogia ou Licenciatura, 
  • Alunos egressos de cursos das áreas da Administração, Gestão e Negócios, 
  • Alunos egressos dos cursos de Secretariado, Secretariado Executivo ou correlato, 
  • Profissionais integrantes de equipes multidisciplinares em ambiente escolar que tenham interesse pelo conhecimento de políticas públicas e os respectivos sistemas de ensino e gestão educacional, 
  • Profissionais já atuantes em secretarias escolares em seus mais diversos escopos, como o planejamento, gestão ou atendimento, 
  • Demais estudantes ou profissionais que tenham interesse pela área de atuação.

Duração / Carga horária

Período mínimo de 6 e máximo de 18 meses / 615 horas.

Requisitos

Para ingressar na Pós-Graduação Gestão de Secretaria Escolar, o interessado precisa apresentar o certificado de conclusão de curso superior.

Matriz curricular

  • Disciplina
    Carga horária
  • AUTO EFICÁCIA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
    60h
  • COMUNICAÇÃO DE TEXTOS TÉCNICOS
    60h
  • FUNDAMENTOS ACERCA DA SECRETARIA ESCOLAR
    60h
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCEIRA DA SECRETARIA ESCOLAR
    60h
  • NOÇÕES BÁSICAS PARA A SECRETARIA ESCOLAR E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
    60h
  • POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
    60h
  • ROTINAS ADMINISTRATIVAS, ESCRITURAÇÃO E REGISTROS
    60h
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
    75h
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIDÁTICAS E EDUCATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR
    60h
  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
    60h
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