A Pós-Graduação Gestão de Secretaria Escolar foi cuidadosamente desenvolvida para profissionais das mais diversas áreas da Educação e gestão de processos escolares.
Sobre o Curso
A Pós-Graduação Gestão de Secretaria Escolar é uma especialização Lato Sensu reconhecida pelo MEC. O curso é oferecido na modalidade EAD, totalmente online.
Benefícios do curso
Aprendizagem técnica: O aluno deste curso estará apto a gerenciar processos e pessoas, cumprindo desde as funções e etapas básicas de arquivamento e compreensão de textos técnicos até a completa readequação de procedimentos e monitoramento da qualidade de vida aliada ao trabalho.
Atuação pedagógica: Muito além do atendimento e gerenciamento do ambiente da secretaria escolar, esse profissional será capaz de alinhar as necessidades de sua atuação com as práticas pedagógicas e educativas das instituições, mantendo o mais alto padrão de qualidade.
Gestão financeira: Como gestor de secretaria escolar, o profissional estará apto a realizar o monitoramento e direcionamento financeiro de forma democrática e assertiva, conforme planejamento de ações e demais necessidades da instituição.
Liderança e gestão de mudança de carreira: O Gestor de Secretaria Escolar será capaz de avaliar amplas possibilidades de carreira, podendo ainda ser responsável pela gestão e direcionamento de mudanças de escopo dentro de equipes multidisciplinares.
O que você vai aprender neste curso
Autoeficácia, qualidade de vida no trabalho e gestão de mudanças e carreiras,
Práticas pedagógicas, didáticas, educativas, comunicação e textos técnicos,
Fundamentos e conceitos sobre a gestão de secretarias escolares e as relações humanas advindas desse ambiente,
Gestão democrática e financeira,
Atuação ética com responsabilidade social e embasamento nas políticas e legislações educacionais brasileiras,
Rotinas administrativas de escrituração e registros.
Público-alvo
Alunos egressos de cursos de Pedagogia ou Licenciatura,
Alunos egressos de cursos das áreas da Administração, Gestão e Negócios,
Alunos egressos dos cursos de Secretariado, Secretariado Executivo ou correlato,
Profissionais integrantes de equipes multidisciplinares em ambiente escolar que tenham interesse pelo conhecimento de políticas públicas e os respectivos sistemas de ensino e gestão educacional,
Profissionais já atuantes em secretarias escolares em seus mais diversos escopos, como o planejamento, gestão ou atendimento,
Demais estudantes ou profissionais que tenham interesse pela área de atuação.
Duração / Carga horária
Período mínimo de 6 e máximo de 18 meses / 615 horas.
Requisitos
Para ingressar na Pós-Graduação Gestão de Secretaria Escolar, o interessado precisa apresentar o certificado de conclusão de curso superior.
Matriz curricular
Disciplina
Carga horária
AUTO EFICÁCIA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
60h
COMUNICAÇÃO DE TEXTOS TÉCNICOS
60h
FUNDAMENTOS ACERCA DA SECRETARIA ESCOLAR
60h
GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCEIRA DA SECRETARIA ESCOLAR
60h
NOÇÕES BÁSICAS PARA A SECRETARIA ESCOLAR E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS