A Pós-Graduação Psicopedagogia Clínica, Institucional e Transtorno Global do Desenvolvimento foi cuidadosamente desenvolvida majoritariamente para profissionais da Educação, Saúde e com atenção aos cuidados do desenvolvimento da aprendizagem.
Sobre o Curso
A Pós-Graduação Psicopedagogia Clínica, Institucional e Transtorno Global do Desenvolvimento é uma especialização Lato Sensu reconhecida pelo MEC. O curso é oferecido na modalidade EAD, totalmente online.
Benefícios do curso
Especialização em TGD: O profissional que possui abordagem adequada para o tratamento e acompanhamento de TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento) se torna essencial para instituições dos mais diversos segmentos para atendimento e orientação para o desenvolvimento de atividades básicas como a socialização, comunicação e aprendizagem.
Foco na inclusão social: O profissional formado nesse curso apresentará em todas as fases de sua atuação o objetivo principal de fornecer subsídios para efetivar a inclusão social dos indivíduos com os mais diversos transtornos ou dificuldades de aprendizagem – suportando uma parte importante do encaminhamento/tratamento que diz respeito ao trato social.
Orientado para resultados: Com atuação ampla no mercado de trabalho, o profissional com atualização em Psicopedagogia Clínica e Institucional saberá desempenhar o seu papel de forma orientada para resultados – sejam eles estipulados pelas organizações quanto ao atendimento ou melhorias em processos, quanto na evolução clínica e de aprendizagem.
Atuação contemporânea na aprendizagem: Por meio da atualização profissional de práticas pedagógicas, didáticas e de ensino suportadas com o que há de mais moderno no campo da educação, o aluno desse curso receberá subsídios para atuar também frente a desafios de distúrbios de aprendizagem, deficiência intelectual e educação infantil.
O que você vai aprender neste curso
Estudo sobre as metodologias de intervenção e diagnóstico psicopedagógico,
Ciências neurológicas, neurociências e psicologia da aprendizagem e desenvolvimento,
Metodologias e ferramentas para a utilização de comunicações alternativas e suplementares,
Atuação e importância da psicopedagogia para a inclusão social,
Estudo dos os diversos problemas de aprendizagem e a não obtenção dos resultados escolares almejados,
Teorias sobre o TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento) e práticas da psicopedagogia.
Público-alvo
Alunos egressos de cursos da área da Educação com foco em Pedagogia,
Alunos egressos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiólogos ou correlatos,
Educadores das mais diversas áreas de formação que possuam interesse no aprimoramento didático através de técnicas da psicopedagogia,
Profissionais dos setores público ou privado que atuem direta ou indiretamente em questões ligadas ao atendimento de demandas de aprendizagem,
Diretores e coordenadores de estabelecimentos que possuam interesse em ampliar sua visão estratégica para conduzir planejamentos educacionais mais assertivos e inclusivos,
Demais profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento que tenham interesse pelo estudo e atendimento de necessidades de aprendizagem.
Duração / Carga horária
Período mínimo de 6 e máximo de 18 meses / 675 horas.
Requisitos
Para ingressar na Pós-Graduação Psicopedagogia Clínica, Institucional e Transtorno Global, o interessado precisa apresentar o certificado de conclusão de curso superior.
Matriz curricular
Disciplina
Carga horária
A INTERVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
60h
CIÊNCIAS NEUROLÓGICAS
60h
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E SUPLEMENTAR
60h
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO SOCIAL
60h
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
75h
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR APLICADA
60h
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
60h
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E FRACASSO ESCOLAR
60h
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO
60h
TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL