EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL E TGD

Referencia: EDES-0008

Objetivo

A Pós-Graduação Educação Inclusiva e Especial e TGD foi cuidadosamente elaborada para profissionais das mais diversas áreas da Educação e do desenvolvimento de indivíduos com necessidades especiais de aprendizagem, como os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). 

Sobre o Curso

A Pós-Graduação Educação Inclusiva e Especial e TGD é uma especialização Lato Sensu reconhecida pelo MEC. O curso é oferecido na modalidade EAD, totalmente online.

Benefícios do curso 

  • Educação inclusiva: Através do conhecimento de diversas formas de educação direcionada para indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades, esse profissional poderá criar um ambiente adequado para o atendimento educacional especializado.
  • Comunicação assertiva: Através da inclusão do estudo de LIBRAS e do aprendizado de outras técnicas de comunicação alternativa, esse profissional estará apto a desenvolver as melhores técnicas de ensino de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
  • Atuação contemporânea: Esse profissional também estará habilitado para programar e atuar em projetos com o uso de tecnologia assistiva, oferecendo didáticas e metodologias que proporcionem o desenvolvimento de habilidades funcionais em indivíduos com necessidades especiais.
  • Especialização didática e pedagógica: O aluno deste curso se tornará especialista na área escolar através da atualização de suas práticas pedagógicas, didáticas e educativas, além do conhecimento do capital social e das novas demandas das comunidades.
 
O que você vai aprender neste curso
 
  • Formação, fundamentos e didáticas para o atendimento educacional de múltiplas deficiências de maneira inclusiva,
  • Práticas pedagógicas, didáticas, educativas e métodos de comunicação alternativa, 
  • Estratégias para a inclusão da psicomotricidade e tecnologia assistiva, 
  • Formação e atuação do profissional do ensino embasado nas políticas públicas de inclusão, 
  • Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS),
  • Formas de educação direcionadas através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades.
*A realização única e exclusiva deste curso não permite o exercício da função em entidades públicas do estado de São Paulo, pois especialmente neste local o aluno obrigatoriamente precisa cumprir 600h do curso de Educação Especial e portar diploma de Licenciatura.

O candidato ao curso deve verificar junto ao seu sistema estadual de ensino quais são as exigências para a atuação na área de Educação Inclusiva antes de prosseguir com a matrícula.

Público-alvo

  • Profissionais da área da educação, tais como, professores, coordenadores, diretores ou demais membros da equipe que trabalham em um ambiente que, por natureza ou adequação social, precisam adquirir ou aprimorar conhecimentos para o correto atendimento educacional de cidadãos com necessidades especiais, 
  • Profissionais que necessitem aprimorar a sua comunicação com alunos portadores de necessidades especiais através de comunicações alternativas – como via LIBRAS, 
  • Gestores de unidades de ensino com ampla visão social que possuam o desafio de readequar o plano pedagógico para as demandas sociais brasileiras, 
  • Educadores de qualquer nível educacional que desejam ampliar os seus conhecimentos para o atendimento as novas demandas de equidade social, 
  • Alunos egressos de cursos ligados às Ciências Humanas e Sociais, como Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Antropologia e afins, 
  • Profissionais de Serviços Sociais e áreas correlatas que atuem com atendimento de pessoas com necessidades especiais nos mais diversos ramos de atuação.

Duração / Carga horária

Período mínimo de 6 e máximo de 18 meses / 675 horas.

Requisitos

Para ingressar na Pós-Graduação Educação Inclusiva e Especial e TGD, o interessado precisa apresentar o certificado de conclusão de curso superior.

Matriz curricular

  • Disciplina
    Carga horária
  • AEE PARA ÁREAS DISTINTAS
    60h
  • COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
    60h
  • ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO E PSICOMOTRICIDADE
    60h
  • A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
    60h
  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL
    60h
  • FUNDAMENTOS EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    60h
  • DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    60h
  • O AEE PARA TDAH, TGD E OUTRAS NECESSIDADES
    60h
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO
    60h
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA
    60h
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIDÁTICAS E EDUCATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR
    60h
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
    75h
Comentários

Seja o(a) primeiro(a) a comentar.

E você, o que achou?
Compartilhe sua opinião coma a gente!