PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Referencia: EDES-0021

Objetivo

A Pós-Graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional foi cuidadosamente desenvolvida majoritariamente para profissionais da Educação. 

Sobre o Curso

A Pós-Graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional é uma especialização Lato Sensu reconhecida pelo MEC. O curso é oferecido na modalidade EAD, totalmente online.  
 
Benefícios do curso 
 
  • Diagnóstico e intervenção: O aluno desse curso receberá conhecimentos específicos para atuar nas frentes clínica ou institucional na detecção e direcionamento das diversas necessidades de aprendizagem através do uso de técnicas da neurociência, psicopedagogia e psicomotricidade.
  • Acompanhamento do desenvolvimento: Muito além de diagnosticar e direcionar práticas didáticas, pedagógicas e de aprendizagem, o profissional formado nesse curso deverá dar o devido suporte durante o acompanhamento – estimulando o desenvolvimento e monitorando evoluções.
  • Orientado para resultados: Com atuação ampla no mercado de trabalho, o profissional com atualização em Psicopedagogia Clínica e Institucional saberá desempenhar o seu papel de forma orientada para resultados – sejam eles estipulados pelas organizações quanto ao atendimento ou melhorias em processos, quanto na evolução clínica e de aprendizagem.
  • Atuação contemporânea na aprendizagem: Por meio da atualização profissional de práticas pedagógicas, didáticas e de ensino suportadas com o que há de mais moderno no campo da educação, o aluno desse curso receberá subsídios para atuar também frente a desafios de distúrbios de aprendizagem, deficiência intelectual e educação infantil.
 
O que você vai aprender neste curso 
 
  • Estudo da psicopedagogia experimental aplicada na aprendizagem, 
  • Metodologia e prática para o acompanhamento do atendimento, desempenho escolar e autoconceito, 
  • Teorias e práticas da educação infantil, psicomotricidade e psicopedagogia, 
  • Prática para o diagnóstico e intervenção psicopedagogia e compreensão sobre as diversas deficiências intelectuais, 
  • Práticas didáticas, pedagógicas e de ensino para o aprimoramento de distúrbios de aprendizagem,
  • Psicologia no desenvolvimento da aprendizagem e neurociências.

Público-alvo

  • Alunos egressos de cursos da área da Educação com foco em Pedagogia, 
  • Alunos egressos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiólogos ou correlatos, 
  • Educadores das mais diversas áreas de formação que possuam interesse no aprimoramento didático através de técnicas da psicopedagogia, 
  • Profissionais dos setores público ou privado que atuem direta ou indiretamente em questões ligadas ao atendimento de demandas de aprendizagem,
  • Diretores e coordenadores de estabelecimentos que possuam interesse em ampliar sua visão estratégica para conduzir planejamentos educacionais mais assertivos e inclusivos, 
  • Demais profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento que tenham interesse pelo estudo e atendimento de necessidades de aprendizagem.

Duração / Carga horária

Período mínimo de 6 e máximo de 18 meses / 675 horas.

Requisitos

Para ingressar na Psicopedagogia Clínica e Institucional, o interessado precisa apresentar o certificado de conclusão de curso superior.

Matriz curricular

  • Disciplina
    Carga horária
  • ATENDIMENTO, DESEMPENHO ESCOLAR, AUTOCONCEITO, PROGRAMA DE INTERVENÇÃO E SUPORTE PSICOPEDAGÓGICO
    60h
  • DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
    60h
  • A INTERVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
    60h
  • DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
    60h
  • NEUROCIÊNCIAS
    60h
  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
    60h
  • TEORIAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    60h
  • TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOMOTRICIDADE
    60h
  • TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    60h
  • DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    60h
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
    75h
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