EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

Referencia: EDES-0020

Pré-inscrição

Foque no seu futuro, garanta sua inscrição.

Objetivo

A Pós-Graduação Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva foi cuidadosamente desenvolvida para profissionais das mais diversas áreas da Educação e do desenvolvimento de indivíduos com necessidades especiais de aprendizagem que tenham interesse pela implementação das tecnologias assistivas.

Sobre o Curso

A Pós-Graduação Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva é uma especialização Lato Sensu reconhecida pelo MEC. O curso é oferecido na modalidade EAD, totalmente online.
 
Benefícios do curso 
 
  • Educação inclusiva: Através do conhecimento de diversas formas de educação direcionada para indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades, esse profissional poderá criar um ambiente adequado para o atendimento educacional especializado.
  • Comunicação assertiva: Através da inclusão do estudo de LIBRAS e do aprendizado de outras técnicas de comunicação alternativa, esse profissional estará apto a desenvolver as melhores técnicas de ensino de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
  • Atuação contemporânea: Esse profissional também estará habilitado para programar e atuar em projetos com o uso de tecnologia assistiva, oferecendo didáticas e metodologias que proporcionem o desenvolvimento de habilidades funcionais em indivíduos com necessidades especiais.
  • Especialização didática e pedagógica: O aluno deste curso se tornará especialista na área escolar através da atualização de suas práticas pedagógicas, didáticas e educativas, além do conhecimento do capital social e das novas demandas das comunidades.
 
O que você vai aprender neste curso
  
  • Formação e atuação do profissional de ensino através das ferramentas de educação inclusiva, 
  • Inclusão do aluno com deficiência auditiva ou surdez no ensino regular – políticas, leis e práticas sociais, 
  • Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais, 
  • Práticas pedagógicas, didáticas, educativas e métodos de comunicação alternativa com o uso de tecnologia assistiva, 
  • Ética, responsabilidade social e gestão de mudança de carreiras, 
  • Formas de educação direcionadas através do Atendimento Educacional.
*A realização única e exclusiva deste curso não permite o exercício da função em entidades públicas do estado de São Paulo, pois especialmente neste local o aluno obrigatoriamente precisa cumprir 600h do curso de Educação Especial e portar diploma de Licenciatura.

candidato ao curso deve verificar junto ao seu sistema estadual de ensino quais são as exigências para a atuação na área de Educação Inclusiva antes de prosseguir com a matrícula.

Público-alvo

  • Profissionais da área da educação, tais como, professores, coordenadores, diretores ou demais membros da equipe que trabalham em um ambiente que, por natureza ou adequação social, precisam adquirir ou aprimorar conhecimentos para o correto atendimento educacional de cidadãos com necessidades especiais, 
  • Profissionais que necessitem aprimorar a sua comunicação com alunos portadores de necessidades especiais através de comunicações alternativas – como via LIBRAS, 
  • Gestores de unidades de ensino com ampla visão social que possuam o desafio de readequar o plano pedagógico para as demandas sociais brasileiras, 
  • Educadores de qualquer nível educacional que desejam ampliar os seus conhecimentos para o atendimento as novas demandas de equidade social, 
  • Alunos egressos de cursos ligados à Fisioterapia, Terapia Ocupacional e correlato, 
  • Profissionais de Serviços Sociais e áreas correlatas que atuem com atendimento de pessoas com necessidades especiais nos mais diversos ramos de atuação.

Duração / Carga horária

Período mínimo de 6 e máximo de 18 meses / 675 horas.

Requisitos

Para ingressar na Pós-Graduação Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva, o interessado precisa apresentar o certificado de conclusão de curso superior.

Matriz curricular

  • Disciplina
    Carga horária
  • A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
    60h
  • A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR E A LEGISLAÇÃO
    60h
  • COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
    60h
  • DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
    60h
  • DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    60h
  • NOÇÕES BÁSICAS DE EIE
    60h
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO
    60h
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA
    60h
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
    75h
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIDÁTICAS E EDUCATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR
    60h
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