LIBRAS PARA PROFESSORES E INTÉRPRETES

Referencia: DOCE-0029

Objetivo

A Pós-Graduação Libras para Professores e Intérpretes foi cuidadosamente desenvolvida majoritariamente para profissionais da área da Educação ou que já atuem como Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.

Sobre o Curso

A Pós-Graduação Libras para Professores e Intérpretes é uma especialização Lato Sensu reconhecida pelo MEC. O curso é oferecido na modalidade EAD, totalmente online. 
 
Benefícios do curso
 
  • Inclusão e readequação social: Muito além de atuar com práticas inclusivas para os alunos ou demais cidadãos com necessidades especiais, é papel desse profissional direcionar as melhores práticas para os demais indivíduos que precisam vivenciar uma adaptação a um novo cenário igualitário em todos os ambientes.
  • Atuação contemporânea do Intérprete: O profissional já atuante ou que tenha interesse em atuar como Intérprete de Libras encontrará nesta formação subsídios ímpares para o seu desempenho profissional, seja no entendimento do contexto e da importância social de sua atuação, quanto na atualização prática das legislações que validam essa necessidade.
  • Atuação contemporânea do Educador: Através do aprendizado de práticas didáticas, pedagógicas e de ensino embasadas ao que há de mais moderno em termos de Atendimento Educacional Especializado, o educador formado nesse curso será capaz de adequar às necessidades de aprendizado de forma igualitária às pessoas com necessidades especiais em decorrência de deficiência auditiva em relação às demais.
  • Mercado em ascensão: A inclusão social e a oferta de educação de qualidade sob as mais diversas circunstâncias ou necessidades, conforme prevista em lei, é uma demanda cada vez mais crescente e necessária. Estar apto a atender essa demanda com alto padrão de qualidade proporciona maior teor de empregabilidade.
 
O que você vai aprender neste curso
  
  • Legislação e inclusão do aluno com surdez no ensino regular, 
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE), deficiência auditiva e surdez, 
  • Formação e atuação do profissional para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, 
  • Formação e atuação do profissional intérprete, 
  • Gramática básica e introdução ao estudo de Libras, 
  • Práticas pedagógicas, didáticas e educativas para o ensino especial.

Público-alvo

  • Alunos egressos dos mais diversos cursos da área da Educação que desejam ou já atuem em instituições de ensino inclusivas, 
  • Professores e assistentes de sala dos setores público e privado que necessitem ampliar os seus conhecimentos para o atendimento especializado e incentivo ao desenvolvimento educacional de alunos portadores de surdez ou correlatas, 
  • Profissionais especializados em Comunicação Assistiva que atuem junto às instituições de ensino no suporte à elaboração do planejamento pedagógico, 
  • Profissionais que atuam como Tradutores e Intérpretes na educação presencial, a distância ou para a elaboração de conteúdos educacionais, 
  • Profissionais autônomos que utilizam a comunicação nos mais diversos moldes como ferramenta de trabalho em projetos especiais e atendimento ou educação domiciliar, 
  • Demais membros da comunidade civil com formação superior em qualquer área de ensino que tenham interesse pelo assunto.

Duração / Carga horária

Período mínimo de 6 e máximo de 18 meses / 600 horas.

Requisitos

Para ingressar na Pós-Graduação Libras para Professores e Intérpretes, o interessado precisa apresentar o certificado de conclusão de curso superior. 

Matriz curricular

  • Disciplina
    Carga horária
  • A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR E A LEGISLAÇÃO
    h
  • INTRODUÇÃO À LÍNGUA DE SINAIS
    80h
  • DEFICIÊNCIA AUDITIVA, SURDEZ E O AEE
    h
  • INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA DE LIBRAS
    60h
  • INTÉRPRETE DE LIBRAS
    h
  • DEFICIÊNCIA AUDITIVA, SURDEZ E O AEE
    60h
  • A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR E A LEGISLAÇÃO
    60h
  • INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA DE LIBRAS
    h
  • INTÉRPRETE DE LIBRAS
    60h
  • INTRODUÇÃO À LÍNGUA DE SINAIS
    h
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO
    60h
  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
    h
  • ESTRATÉGIA PARA O ENSINO LÚDICO
    60h
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
    h
  • DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    60h
  • SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
    h
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
    h
  • CIBERVIOLÊNCIA, CIBERBULLYING, CIBERCRIMES, CIBERCONFLITOS E CIBERSEGURANÇA
    h
  • INTRODUÇÃO À CRIMINOLOGIA
    h
  • DIREITO PROCESSUAL PENAL
    h
  • LEGISLAÇÃO PENAL
    h
  • ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
    h
  • COMPORTAMENTO HUMANO: LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO
    h
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
    75h
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